sábado, maio 05, 2007

Roteadores Linux - Escolha

Fiz um apanhado de algumas distribuições linux que andei testando aqui em pc velhinho e criar o meu roteador para que ele possa gerenciar a rede, esquecendo assim os problemas comuns de um modem roteado.

Topologia da Rede:



Configuração Testada:
Intel Pentium 133mhz
64MB EDO RAM
HD Quantum 5GB
40X Cd-Rom
2 x Placa Rede RealTek rtl8139
1 Bridge Dlink (para acesso a internet)
1 Hub Encore 8 Portas (vem falando q é switch mais nao é nao, nao se iluda)

Vou detalhar melhor a minha escolha e no final outros links.
Minha escolha apos varias distros testadas, foi o IpCop Linux

O site:Downloads são encontrados nesse site tb.
http://ipcop.org/

O que é:

O IPCop Firewall é uma "caixa fechada" que possui um kernel próprio e diversas ferramentas integradas como VPN, IDS, Proxy, Firewall, QoS e outras.

Toda a administração do IPCop é realizada via página web, com conexão SSL segura e criptografada, o que torna a ferramenta ainda mais interessante do ponto de vista de segurança.

Por padrão o IPCop Firewall bloqueia todas as conexões vindas da rede externa, mas permite qualquer conexão vinda da rede interna para a externa, ou seja, nada entra, porém tudo pode sair e o que saiu pode voltar.

Screens:



Como Instalar:
Consulte o Tutorial em PT-BR abaixo:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2683&pagina=2

Configurando Sua Conexao ADSL:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=2683&pagina=3

Bloqueando Acesso Via Proxy:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4383&pagina=1

Esta Solução esta sendo muito usada hj em dia em provedores de internet a radio.
Eu particularmente estou adorando ele, tudo funcionou de primeira.

Outras Distros Com a Mesma Função

FREESCO:
Comandos e Configurações parecidos com os roteadores da CISCO
http://www.freesco.org/

CoyoteLinux:
Dispensa HD, roda de Diskete/Pen - Eu mantenho um diskete com ele configurado caso de pane no HD, posso voltar a rede rapidamente no ar, se preocupando com a manutençao depois.
http://www.coyotelinux.com/

Linux LiveCD Router:
Dedicado a Wi-Fi (IpCop tem Add-on para Wifi, instalado separadamente)
http://www.wifi.com.ar/english/cdrouter/

é isso, ate então, o roteador fica 24H ligado controlando a rede, habilitei o QOS na rede, de tal forma que todas as maquinas na rede porem estar usando o maximo do link q mesmo assim navego dboa, sem aqueles problemas de "Página nao pode ser Exibida" quando vc deixa o seu Emule/Torrent Bombando... ate entao estou satisfeito com os resultados, se comparado com o meu Dlink 500G que era o Roteador.

Custo de Energia ~ R$25,00 mensal

quarta-feira, maio 02, 2007

A invasão silenciosa da spintrônica

Ciência amplia memória, aumenta desempenho dos micros e ameaça aposentar o silício

Flávio Dieguez

Você deve ter notado: de uns anos para cá, sem grande alarde, a capacidade de memória dos computadores deu um tremendo salto. Compare você mesmo: no final de 1997, os micros mais espertos do mercado tinham discos rígidos de 10 gigabytes (10 GB), o que significa 10 bilhões de unidades de informação. Hoje, apenas cinco anos depois, a memória eletrônica disparou para a casa dos 100 GB.

O motivo dessa evolução silenciosa foi o rápido avanço de uma nova modalidade da eletrônica – a spintrônica – na qual o que importa não é a carga elétrica dos elétrons, os personagens centrais de todos os circuitos elétricos inventados pelo homem, das lâmpadas incandescentes aos chips de computador. Esses benfeitores, com certeza, vão continuar a trabalhar para a humanidade. Mas, além da carga elétrica, vão exibir um talento inédito: a sua rotação. Daí o nome spintrônica, derivado de "rotação", que, em inglês, escreve-se spin.

Mas não está apenas na capacidade de armazenamento o potencial transformador dessa nova ciência. Em poucos anos, graças a ela, poderemos ter computadores que ao serem ligados ficam imediatamente prontos, dispensando todo aquele processo de carregar os programas. A revolução não deverá parar por aí: a nova tecnologia pode se estender também aos processadores, dispensando definitivamente o uso do silício.

Essa história começou, para valer, em 1988, com o trabalho de dois pesquisadores europeus: o alemão Peter Gruenberg, do Instituto KFA, e o francês Albert Fert, da Universidade Paris-Sul. Eles descobriram que, se combinassem com cuidado os materiais usados na fabricação de ímãs, poderiam torná-los bem menores do que o normal sem prejuízo de sua força. Esse efeito de seleção aparecia nos ímãs normais, mas era fraco para ter alguma utilidade prática. Assim, só depois do achado de Gruenberg e Fert encontrou-se um meio eficiente de controlar o spin das correntes elétricas. A descoberta imediatamente chamou a atenção dos especialistas em informática, que perceberam a possibilidade de, com ela, melhorar o desempenho dos computadores.


Materia Completa e Infográfico Explicativo AQUI