sexta-feira, janeiro 12, 2007

Notícias

Transistores transparentes permitirão construção de eletrônicos invisíveis

Imagine o párabrisas de um carro que consegue mostrar um mapa até o seu destino, ou mesmo as informações que hoje ficam no painel e estão sempre abaixo da linha de visão do motorista. Já há vários protótipos desse tipo, principalmente em aviões, mas sempre utilizando técnicas complicadas e caras. Agora isso pode mudar.

Pesquisadores da Universidade Northwestern, Estados Unidos, combinaram materiais orgânicos e inorgânicos para produzir transistores transparentes de alto desempenho. Esses transistores podem ser montados tanto sobre plástico quanto sobre vidro.

Materia completa AQUI:

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Robô cirurgião auxilia médicos em operações do trato gastroinstestinal


Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, Estados Unidos, começaram a testar um novo robô flexível, que deverá ajudar os cirurgiões a fazerem operações mais precisas e mais seguras em todo o trato gastroinstestinal.

O robô se contorce de forma parecida com uma cobra, graças a um sistema de movimentação com seis graus de liberdade. Ele é também fino o suficiente para adentrar ao organismo sem oferecer riscos ou dores pós-operatórias.

Materia completa AQUI:

Nenhum comentário: