quarta-feira, março 28, 2007

Robô em forma de lagarta simula músculos

Uma equipe multidisciplinar da Universidade de Tufts, em Medford, Estado de Massachussetts, está trabalhando em um projeto de um robô em forma de lagarta que se move com dispositivos que simulam músculos. Os pesquisadores acreditam que o objeto será útil para encontrar minas terrestres, consertar máquinas em locais de difícil acesso e até mesmo diagnosticar doenças.

O robô (em branco na foto), com seu exterior de borracha esparramado e achatado como uma pele de cobra, parece um aparelho inanimado. Fios finos como um cabelo correm por dentro da carne artificial. Quando Barry Trimmer, responsável pela pesquisa, aperta um botão, os fios se contraem, causando o silicone a se mover, assim como em um animal.

"É muito orgânico", disse Trimmer com um sorriso. Robôs, uma vez parte da ficção científica, estão por todo lugar. Geologistas robóticos estão vasculhando Marte da mesma forma que aspiradores Roomba limpam a casa. Entretanto a maioria dos robôs é feita de componentes rígidos e não se assemelham às criaturas que caminham e se arrastam por aí.

Materia Completa AQUI

Nenhum comentário: