sexta-feira, março 30, 2007

Robô de resgate imita movimento de ameba

Pesquisadores da Universidade Virginia Tech, em Blacksburg, Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, desenvolveram um robô baseado nos movimentos de uma ameba unicelular. O robô utiliza sua "pele" como forma de propulsão, facilitando o movimento em locais difíceis e podendo auxiliar em resgates, de acordo com o Technology Review.

Com forma anular, o robô utiliza um sistema de locomoção completamente diferente dos com roda, tração ou com pernas, ao se virar do avesso continuamente, disse Dennis Hong, professor da universidade. "Toda a pele se move", disse ao site.

Este tipo novo de locomoção é propício para resates, diz Hong. "Estes aparelhos conseguem se espremer em lugares apertados, como um teto que caiu", declarou. Em função de uma grande superfície de tração, estes robôs conseguem se mover com facilidade através de terrenos irregulares.

O movimento é gerado pela contração e expansão de anéis ao longo do corpo do robô. Ao contrair os anéis da traseira e expandir os da frente, é possível gerar movimento.

FONTE

quarta-feira, março 28, 2007

Robô em forma de lagarta simula músculos

Uma equipe multidisciplinar da Universidade de Tufts, em Medford, Estado de Massachussetts, está trabalhando em um projeto de um robô em forma de lagarta que se move com dispositivos que simulam músculos. Os pesquisadores acreditam que o objeto será útil para encontrar minas terrestres, consertar máquinas em locais de difícil acesso e até mesmo diagnosticar doenças.

O robô (em branco na foto), com seu exterior de borracha esparramado e achatado como uma pele de cobra, parece um aparelho inanimado. Fios finos como um cabelo correm por dentro da carne artificial. Quando Barry Trimmer, responsável pela pesquisa, aperta um botão, os fios se contraem, causando o silicone a se mover, assim como em um animal.

"É muito orgânico", disse Trimmer com um sorriso. Robôs, uma vez parte da ficção científica, estão por todo lugar. Geologistas robóticos estão vasculhando Marte da mesma forma que aspiradores Roomba limpam a casa. Entretanto a maioria dos robôs é feita de componentes rígidos e não se assemelham às criaturas que caminham e se arrastam por aí.

Materia Completa AQUI

terça-feira, março 20, 2007

Fujitsu cria HD que suporta de - 30ºC a 80ºC

SÃO PAULO - A Fujitsu vai produzir um novo modelo de HD capaz de operar em temperaturas extremas.

O modelo MHW2040 AC foi desenvolvido com material magnético especial e possui cobertura térmica para compensar seu uso em ambientes muito frios ou excessivamente quentes.

O disco rígido é capaz de ler e gravar dados normalmente em temperaturas como 30ºC negativos ou sob um calor de 80ºC positivos.

O HD tem proteção ainda para impedir a entrada de poeira e outras partículas sólidas na caixa onde fica o disco magnético.

A fabricante acredita que o HD vai atender a demanda de laboratórios de pesquisa e projetos industriais que precisam armazenar informações digitais em ambientes inóspitos, como dentro de um conjunto de motores ou em observatórios localizados em desertos ou regiões polares.

Atualmente, projetos de TI nestes ambientes precisam gastar muitos recursos para proteger o HD da temperatura extrema. Com o modelo, a Fujitsu espera ocupar este nicho de mercado, oferecendo redução no custo de storeage. O primeiro modelo a ser fabricado tem capacidade para armazenar 40 GB.

Fonte: Infoexame

segunda-feira, março 12, 2007

Warriors of the Net (Guerreiros da Internet), Media Lab 99

Warriors of the Net é um filme educacional que mostra o funcionamento das redes TCP/IP, está com legendas em portugues, para entender um pouco como funciona o TCP/IP, de forma simples e divertida.

sábado, março 10, 2007

Coréia do Sul cria guia de etiqueta para robôs

O governo sul-coreano começou a trabalhar na criação de um guia de práticas éticas para definir como deve acontecer a interação entre as pessoas e os robôs.

O chamado "Estatuto de Ética de Robôs" está previsto para publicação ainda este ano e é responsabilidade de uma equipe de cinco especialistas, entre eles um escritor de ficção científica que, segundo o site The Register, poderia se posicionar como o finado, famoso autor de sci-fi, Isaac Asimov na criação das três leis da robótica, criticadas por não permitir a existência de soldados e policiais robôs.

A robótica é uma preocupação do governo sul-coreano, que identificou o nicho comercial como direcionador econômico e está investindo milhões de dólares em pesquisas.

Materia Completa AQUI

sexta-feira, março 09, 2007

Teste WGA “entrega” usuário à Microsoft

SÃO PAULO – A ferramenta WGA, que testa se o Windows é legítimo, avisa a Microsoft quando o usuário cancela sua instalação.

A descoberta foi feita pela empresa alemã Heise Security. A nova versão do teste Windows Genuine Advantage – WGA (ou, em português, Vantagens do Windows Original) está sendo distribuída pelo Windows Update. Quando o usuário cancela a instalação da ferramenta, informações sobre a máquina são enviadas à Microsoft.

Aparentemente, tudo bem. Mas há dois detalhes sutis: primeiro, a Microsoft não avisa ao usuário que está coletando dados na máquina dele. Depois, segundo a Heise, os dados coletados permitem identificar o usuário.

A Heise consultou a Microsoft, que deu uma explicação. A coleta de dados seria apenas para aperfeiçoar a ferramenta de teste. A empresa só não disse por que não avisa ao usuário sobre o envio, e muito menos pede a ele uma autorização antes de remeter os dados.


FONTE.

Israel mostra robô matador portátil

Uma companhia de equipamentos militares de Israel mostrou hoje um robô portátil capaz de ingressar em zonas de combate perigosas sozinho e atacar inimigos. A máquina é equipada com armamento que inclui uma pistola automática e granadas.

O VIPeR, que é do tamanho de uma televisão pequena, foi inventado como parte dos esforços de Israel para desenvolver armamentos que reduzam riscos a seus soldados em combates corpo a corpo contra militantes palestinos ou do grupo libanês Hezbolá.

A fabricante da máquina, Elbit Systems, disse que o tamanho reduzido do VIPeR e suas esteiras duplas permitem ao robô se locomover por escadas, escombros, corredores escuros, cavernas ou túneis estreitos.

Mais AQUI!

E onde estão as 3 leis fundamentais da robótica ?

quinta-feira, março 08, 2007

Giz de Cera Virtual

Pensando na sujeira que crianças pequenas fazem ao pintar as paredes, a Philips criou uma espécie de giz de cera virtual. O brinquedo é uma forma de crianças pintarem as paredes com luz.

O dispositivo é formado por um balde, que projeta as imagens na parede, e um giz, que ativa os locais a luz deve ser projetada. O aparelho, chamado Drag and Draw, permite pintar com diversas cores. Para mudar de cor, é só colocar o giz dentro do balde e fazer um movimento circular, como se estivesse mexendo a tinta.

O aparelho também tem uma ferramenta de seleção de desenho e borracha, além da função "varinha mágica", que reconhece o desenho e o coloca em movimento ou insere em uma paisagem. Por exemplo, se o desenho for um carro, o Drag and Draw faz uma estrada e faz ele andar.

Ainda não foi definido preço ou data de lançamento do produto. Um vídeo do brinquedo em ação pode ser visto no endereço