sábado, fevereiro 10, 2007

Cabo Monitor Samsung - DB9 To DB15

Então, em um baita sabadão, após algumas horas de estudo de Resistencia dos Materias, o stress bate mesmo, não tem como. Para relaxar, resolvi colocar em funcionamento um antigo monitor "samsung" de 14" modelo CVM4967 T (NO).

O monitor tem em sua traseira 2 conectores, sendo um deles o de cabo de energia e outro um conector DB9 padrao (o mesmo da porta serial), onde devemos conectar o cabo de dados para entao ligá-lo a sua placa de video (a qual usa um conector DB15 padrão).

O problema surgiu com a falta desse cabo de dados DB9 - Placa Video(DB15). Após uma pequena busca no Google pai, achei um esquematico das pinagens, mais o mesmo encontrava-se errado.

Após estudo e correção, escrevo então o passo-a-passo de como fazer um cabo de dados para poder ligar o monitor (DB9) a Placa Video(DB15).

Materia Necessario:

1 Conector DB9 MACHO + Capa;





1 Conector DB15 MACHO + Capa;





2 mts Cabo 12 Vias Blindado (com Malha).








...Ferro Solda, Estanho, etc....

Com o material em mãos o primeiro passo é saber o que cada um dos 15 pinos existentes no conector de sua placa de video faz. Para tanto segue abaixo figura com o detalhamento da pinagem:


Note que alguns pinos não são utilizados, os mesmos não serão utilizados na confecção do novo cabo. São eles os pinos 4, 9,11,12 e 15. Os demais pinos serão ligados aos pinos do conector DB9 conforme esquema abaixo.



A Figura em Tamanho Normal pode ser Visualizada Clicando AQUI

Atençao Especial a Sequência de PINOS

DB9 | DB15
01 | 01
02 | 02
03 | 03
04 | 13
05 | 14
06 | 06
07 | 07
08 | 08
09 | 10

Note que o Pino 5 do DB15 (Placa video) é o Terra do sistema, devendo então ser ligado juntamente com a malha do cabo e posteriormente devemos soldar as 2 pontas da malha (ja com o pino 5) na carcaça metálica dos conectores, garantindo assim um aterramento correto ao nosso sitema.

Após concluido o processo de solda conforme esquema acima, coloque as capinhas em seus devidos conectores para um melhor acabamento.


Agora é so Colocar seu "Novo" monitor para funcionar.

9 comentários:

Anônimo disse...

CARA ESTAVA PROCURANDO HA MUITO TEMPO POR ESSE CABO. VALEU.

MANOEL RENTE

Anônimo disse...

Ola.
Vou testar essa configuraçao.
espero q funcione no meu, pois meu munitor é um 753v e o cabo e conectado internamente no munitor.

Anônimo disse...

cara no meu samsung nao deu serto nao. ficou umas listas meio vertical e orizontal. oque sera

Marsolla disse...

Pessoal, este esquematico é para monitores samsung syncmaster 3Ne ou "genericos" de mesma época.
Acredito que nao deva funcionar com versoes mais modernas de monitores

Marsolla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
brunodiaz182 disse...

HOLA A TODOS. TENGO UN MONITOR SAMSUNG SYNCMASTER DE 14 PULGADAS= CON EL CABLE EXTERNO DE LA PARTE DEL MONITOR CON DB9 Y A LA PC CON DB15. ENCONTRE ESTA PAGINA Y CONSTRUI EL CABLE AQUI MOSTRADO Y FUNCIONA. ASI QUE SUERTE PARA LOS QUE RECIEN LLEGAN. SALUDOS

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
emerson disse...

ola, parabens pelo projeto, este esquema serve pra fazer o inverso? tenho uma placa de video com saida db9 e quero ligar um monitor novo.

Marsolla disse...

Ola Emerson, não sei lhe dizer, confesso que nunca vi uma placa de video com conector DB9. Talvez valha o teste, e se possível nos informe o que aconteceu. !
Boa sorte !