Depois de algum $$ e trabalho, temos a versão abaixo:
O filtro funciona por gravidade, ou seja, a bomba no interior do lago bombeia a água até a parte superior do filtro, que cai por gravidade passando pelas mídias filtrantes e saindo embaixo na lateral formando uma "cascata" no lago.
Para a montagem do filtro, foram utilizados os seguintes materiais:
- 1 Cesto/Balde preto 30 Litros com tampa
- 1.6 Kg de argila expandida para a base biológica do balde
- Encanamentos:
- 2 Flanges 1 Polegada
- 1 Flange 3/4 Polegada
- 2 Adaptadores Soldável 3/4
- 1 Espigão 3/4 para Mangueira de 1/2
- 1 m Mangueira Cristal 1/2
- 1 - Registro PVC 3/4
- Pedaços cano PVC + Caps para chuveirinho
- Mídias Filtrantes:
- 1 Kg Carvão Ativado
- 2 Bolsas Carvão
- 860 Gramas Ceramica Biologica Ista
- 1 m Perlon/Manta acrílica
- 1 - Feltro Grosso Preto
- 3 Kg Pedra Brita N 1
- Seixos Brancos e Ardósia
- Camuflagem:
- Terra Plantar a tampa
- 3 Mudas de Flor (1,50 cada)
- 1 Bomba Sarlo 2000 l/H.
Custo total aproximado de R$ 300,00 em 12/11/2015
Modo de montar:
Fure o balde 4 dedos abaixo da borda superior do balde.
Instale a Flange de 3/4 com a rosca voltada para fora.
Fure o balde 4 dedos acima do fundo do balde.
Instale a Flange de 1" com a rosca voltada para fora.
Note que a entrada então tem 3/4 e a saída 1", evitando acumulo de água desnecessário. O sistema anti transbordamento é com a outra flange de 1 polegada, porém em um ponto superior ao do chuveirinho.
Com as 3 flanges devidamente instaladas, todo trabalho de encanamento agora é feito na Flange Superior de 3/4.
Enrosque o adaptador 3/4 para cano na rosca da flange e solde um pequeno pedaço de cano pvc 3/4 permitindo assim soldar o joelho voltado para baixo, na sua extremidade.
No joelho, solde mais um pedaço de cano de PVC + Registro para controle da vazão. Na outra extremidade do registro solde mais um pedaço de cano com a luva azul 3/4. Na rosca da luva azul, insira o espigão e adapte a mangueira que vem da bomba.
Pegue um pedaço de cano de pvc menor que o diâmetro do balde, cole um cap em sua extremidade fechando. Faça vários furos neste cano visando formar um chuveiro. Nesta mesma flange de 3/4, do lado interior do balde, solde este cano chuveirinho, assim a água da entrada será espalhada de forma uniforme por todo o filtro.
O ciclo começa com a bomba dentro do lago, enviando a água pela mangueira, que entra no espigão, passando pelo registro, e caindo dentro do balde na parte superior através do cano chuveirinho.
Após a entrada da água, ela passará pelas seguintes mídias filtrantes, na seguinte ordem, de cima para baixo:
1 - Seixos brancos e ardósia:
2 - Pedra brita N1:
3 - Feltro:
4 - Perlon - Manta Acrílica:
5 - Carvão Ativado:
6 - Cerâmica Biológica Ista:
7 - Argila Expandida:
Note que os itens 6 e 7 sempre ficarão dentro de um saco permeável, submerso, mesmo no caso de falta de água no sistema, mantendo a biologia viva. A flange de 1" então deve ficar instalada logo acima do nível da cerâmica (6). Veja detalhe foto abaixo:
Posteriormente, a água, filtrada a qual passou por todas as mídias acima, volta para o lago via "cascata", completando o ciclo.
A tampa do cesto, usamos ela de forma invertida, assim além de tampar, teremos um "prato" de 4 dedos de profundidade. Este deve ser preenchido com terra e plantado com 3 mudas de sua flor/folhagem preferida, afim de camuflar o balde fechado no ambiente. Recomendo flores/folhagens com raízes curtas e não profundas. Ex. Musgos.
Durante a operação do filtro é necessário regular a vazão via registro ou tipos diferentes de canos chuveirinhos a fim de evitar transbordamentos (Neste momento a regulagem é feita por ambos os métodos).
Caso queira, pode instalar um sistema anti vazamento (ladrão), pois neste caso a água excedente é eliminada por um furo na parte superior encima da linha de entrada da água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário